sábado, 14 de abril de 2012

Dom Corleone é pinto!


Luigi Pirandello. (1867-1936), nascido na Sicília, foi ensaista, dramaturgo e diretor de artes na Itália, e em 1921 criou uma grande peça, denominada "Seis personagens em busca de um autor".

Segundo a wikipédia , a peça relata um ensaio de teatro. O ensaio é invadido por seis personagens que, rejeitados por seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar suas vidas. No início, o diretor fica perturbado por ter seu ensaio interrompido, mas aos poucos começa a interessar-se pela situação inusitada que se apresenta diante de seus olhos. Os personagens o convidam a encenar suas vidas, mostrando que mereciam ter uma chance. Com isso, acabam convencendo-o a tornar-se autor.

Lembrei disto hoje ao perceber a vida imitando a arte no episódio Cachoeira, cuja cascata é pura Iguaçu desaguando em terras paraguaias.

Seis personagens: Dom Fernando II, O Velho; Dom Luiz Ignácio, O Molusco; Dom Ribamar do Maranhão, O Imortal;  Dom Renão das Alagoas, O Amigo do Amigo; Dom Cachoeira, O Caixa e Dom Demostinho, O Ético, invadiram o ensaio que a Cacica vem fazendo para ser Pole Position no Rali da Entregação Nacional, depois que foram rejeitados pelo seu criador, Lord Voldemort.

No início a Cacica ficou perturbada, a ponto de demitir todos os atores que queriam ser personagens, interrompendo em muito seu ensaio,  mas aos poucos começou a interessar-se pela situação inusitada que se apresentava diante de seus olhos. Os personagens então a convidam a encenar suas vidas, mostrando que mereciam ter uma nova chance. Com isso, acabam convencendo-a a tornar-se autora de seus atos.

A Cacica, cheia de orgulho proprio decide abraçar o inusitado. As discussões entre os personagens e Nossa Ex-celência compõem uma análise filosófica do teatro planaltino.

Cacica e personagens discutindo constroem também uma querela de formas de fazer pacs, pecs e plocs. Os personagens, tentando mostrar que suas vidas são reais em relação ao palácio, e ela defendendo a relatividade do que está sob o sol de Paris, toma como parâmetro a vida "real".

A trama entrou, assim, em um outro aspecto: tornou-se um estudo metalingüístico do lapso qualificado, onde a arte da coisa pública acaba discutindo a si mesma.

Nos últimos meses, já em forma humana, cheios de confiança, tomam decisões estranhas ao texto ensaiado. Desde então a forma de representação proposta pela Cacica não é mais aceita pelos personagens. Não querem ser mais representados pelos atores da companhia. Afinal, como alguém poderia representar melhor a vida de uma personagem do que ele próprio?

Partem para vôo solo, mas Lord Voldemort, atento à queda de platéia em seus espetáculos, maculou o texto e os personagens poderão voltar a ser exatamente o que eram, sombras nos umbrais do poder...

É isto aí!

Um comentário:

  1. Fonte: Estadão - João Domingos / Agência Estado
    http://br.noticias.yahoo.com/dilma-pede-lula-cautela-cpi-cachoeira-112000702.html

    A presidente Dilma Rousseff reuniu-se ontem por duas horas e quarenta minutos na subsede da Presidência, na Avenida Paulista, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir a ele que tenha cautela ao incentivar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira - que investigará laços de políticos e agentes privados com o contraventor Carlos Augusto Ramos, acusado de comandar uma rede de jogos ilegais. A presidente teme que as investigações respinguem em seu governo.

    ResponderExcluir