terça-feira, 17 de abril de 2012

"Enfundá la mandolina”

http://www.contexto.com.ar/vernota.php?id=60311


O Barcelona, considerado o maior time do mundo na atualidade, que já teve em seus quadros Romário e Ronaldinho Gaúcho, pagou no ano passado € 33 milhões (R$ 79 milhões) ao jogador argentino Messi. Grande parte deste salário foi bancado pela Repsol YPF.

A Argentina privatizou seu petróleo produzido pela YPF, para a espanhola Repsol, para fazer caixa, diante pressão dos mesmos de sempre, através do Nestor da Cristina. Agora a Cristina do Nestor desfaz o negócio, porque mortos não falam, e a crise não estanca. É hemorragia de aorta.

Para justificar a invasão de uma empresa privada em solo portenho, Cristina utilizou de um recurso pouco usual, pois lançou mão da Lei Videla, produzida pelo ditador Jorge Videla, que dia destes assumiu a responsabilidade direta por milhares de mortes (isto mesmo - milhares) na duríssima ditadura que arrastou o país para este caos que parece que não tem fim.

Como prova de que estão levando a sério seus argumentos, o peronista governo do Prata rebaixou Pelé para a terceira colocação entre os maiores artilheiros da história, abaixo de Romário e do famoso Josef Bicanda, jogador de maior sucesso em futebol de botão da ex-república da Tcheco-eslováquia.

Falando em Romário, agora deputado, está cada vez mais dizendo ao que veio. Este rapaz tem mostrado talento para enfrentar um dos maiores cancros tupynambás, que é o desconhecido e obscuro mundo (?) dos bastidores do futebol. Vamos aguardar, pois jogo é jogado e o resultado é só quando o juiz apita.

Já que falei de futebol, e citei o Juiz, enquanto isto, em depoimento à Justiça italiana, o ex-primeiro ministro da Itália e dono do Milan, Silvio Berlusconi, tem tido suas intimidades reveladas aos poucos no processo que investiga sua participação em orgias com dinheiro público italiano. A striper marroquina Imane Fadil revelou que em uma das fantasias que presenciou, o político pedia para que uma garota brasileira se fantasiasse de Ronaldinho Gaúcho durante sua performance.

E, como o sobrenome Berlusconi praticamente transformou-se em sinônimo de noitadas de sexo desenfreado, empresários da noite de Rosário batizaram um bordel de luxo – apresentado formalmente como um “night club” – com o nome “Palácio Berlusconi”, em pleno centro da cidade. Rosário é a terceira maior cidade argentina.

É isto aí!

Em tempo: Enfundá a manolina é um tango de 1930 de Francisco Pracánico com letra de José Zubiria Mansilla, imortalizado por Carlos Gardel.
O título irônico – “Coloca o bandolim dentro da capa” – equivale a “se aposenta, meu” ou “desista disso”.
A letra é uma ironia com um homem que costumava dar uma de Don Juan apesar da idade. Gardel recomenda que ele “guarde a viola”, ou neste caso, que guarde mesmo o bandolim – que se aposente e deixe de incomodar - e que deixe as moças para os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário