quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quer andar de carro novo?


Enquanto José Sarnento aprecia o luxuoso hotel sírio-libanês, como um spa para pessoas vips, o clima tropical no planalto central esquenta com a possível formação da cêpêí da Cachoeira. Cá entre nós, uma cachoeira não tem como passar desapercebida de olhos e ouvidos atentos, mas costuma fazer estrago em quem se aventura por desafiá-la.

Falando em desafios, a bancada central que faz dinheiro a rodo nos porões do Rio de Janeiro, entendeu de abaixar os juros. Coisa boa, mas carece de melhores informações muito além daquelas bobagens que o Uílian Bonder fala toda noite. Na realidade minha geração nunca deparou com juros reais tão baixos, apesar de ainda estarem no topo do mundo, que está a ruir. Deverá a choldra ter a maturidade de que dívida vence.

E como um conto aumenta um ponto, dívida me lembra carro zero. A patuléia se esbaldou em carro zero para pagar em cinco ou seis anos, com valor total que pagaria três destas carroças em qualquer país sério. Deu que entre o segundo e o terceiro ano de pagamento, o barco, digo, o carro está pesando no bolso da nova classe média.

Mas como se dá isto? Elementar meu caro leitor, elementar. Tudo que é novo é bom demais, cheirosa, bonitinha, tudo no lugar, opa, é carro, falar de carro. Então. Entre dois e três anos vem a troca de pneus, amortecedores, pastilha de freio, correia dentada, limpador de parabrisa, filtro de óleo, filtro de ar, óleo, e mais algumas coisinhas que pintam na área como escapamento, porta empenada, etc.

A conta é simples. Segundo a Agência AutoInforme, que faz o levantamento de todos custos que o motorista tem para andar e fazer a manutenção do carro, o gasto mensal de um motorista para um carro pequeno seminovo é de R$ 815,52. Em um ano, portanto, o motorista gasta quase R$ 10 mil, isso fora o valor da prestação e de eventuais despesas com equipamentos e acessórios. O valor exato, considerando o último levantamento de preços da Inflação do Carro, em outubro 2011, é de R$ 9.786,24 por ano.

A maior parte da despesa é com o combustível. Álcool e gasolina representam 30,6% do gasto total que o motorista tem com o carro, ou R$ 2.990,18 no período de 12 meses. Os outros R$ 7 mil são gastos com peças de reposição, serviços, impostos e seguros.

Alguém já te contou isto? Pois é... Este é um daqueles segredinhos que não te contam. Quer sofrer mais um pouquinho? A desvalorização de um carro hoje faz com que seja um patrimônio de alta depreciação, que não pode ser mais utilizado para dar garantia para nada.

Fonte sobre Agência Autoinforme: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunista2_conteudo.vxlpub?hnid=43343

É isto aí!

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